Você já foi a algum lugar onde pudesse rir e chorar ao mesmo tempo explodindo de emoção e extravasar de alegria? O vídeo a seguir, Andre Rieu – live in Brazil (são Paulo) full Concert, do ano de 2013. mostra como o marketing aplicado corretamente com um bom planejamento pode deixar as pessoas contentes, encantadas e felizes. É o que a empresa de Andre Rieu com esse grandioso e milionário espetáculo musical procura mostrar com grande sucesso.
Para quem não aprecia música, provavelmente passará apreciá-la com mais interesse após ver esse vídeo.
Uma simples análise de marketing parece sugerir o segredo de três interessantes apelos usados para obter o sucesso do espetáculo, que o torna grandioso.
Apelos auditivos;
apelos visuais;
apelos cinestésicos (com ‘c’).
Tudo isso sincronizado de modo que o resultado parece fluir muito maior que a soma das partes. É maravilhoso.
A audição é apresentada com seleção das músicas de maior sucesso no mundo conhecidas até hoje executadas por músicos com talento inquestionável;
apelos visuais com cenários altamente significativos para cada tema de música e indumentária dos músicos, tudo muito clássico e a rigor sem prejudicar a descontração;
apelos cinestésico, ao contrário do que normalmente vemos em orquestras sinfônicas, músicos compenetrados, sérios e contraídos executando seus acordes, agora Andre Rieu brinca, os músicos fazem pilantragens, movimentam, e não são estáticos, comunicam com corpo executando a música. (Andre Rieu deve ter aprendido isso com a ‘Família Lima’ aqui no Brasil alguns anos atrás)
Se você ver esse vídeo, gostaria que confirmasse alguns momentos que vou destacar como bem interessantes:
Num cenário de noite com céu e muitas estrelas, a pianista executa Ballade pour Adeline. Dai tudo fica mais bonito, o cenário, a música, a pianista, a expressão e olhar da pianista. A plateia transborda de emoção.
Outra apresentação maravilhosa foi de uma cantora negra da África do sul que se apresentou com ‘ Ave Maria – de Gounod’. Algumas pessoas da plateia choram de emoção.
Entre uma apresentação e outra o maestro Andre Rieu faz alguns comentários com sutis piadas; a plateia cai na risada. E assim o show continua.
Excelente apresentação de Carla Monarca, uma brasileira de Belém do Pará, que pertence ao elenco, faz uma opereta que seduz conquistando alguém. Aplaudida de pé e em seguida volta ao palco cantando ‘manhã de Carnaval’
Outro momento de muita emoção é quando um integrante da orquestra chega a frente com uma flautinha pequena, pequena mesmo, executando linda música e que em seguida Malu Colli entra acompanhando com as flautas de fole da Escócia. Nesse momento a plateia explode com aplausos.
Ah!... se Whitaker Straw fosse vivo para ver sua obra executada por tantos músicos de talentos raros. Ah!... se Ari Barroso visse a festa, a farra e alegria com que os músicos dessa grande orquestra executam Aquarela do Brasil, então eles seriam provavelmente mais felizes, mais valorizados e mais honrados por ter deixado um maravilhoso legado para humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário