10.07.2006

Lixo Urbano e o Grande Papel do Marketing



Lixo urbano nas grandes cidades e o papel do Marketing na sociedade é o tema desse artigo, que tem como objetivo explicar as razões do exagerado volume de resíduos sólidos e úmidos¹ (lixo), a necessidade de aterros sanitários colossais e qual a responsabilidade do marketing nesse contexto e contribuição do seu papel ético na sociedade que é: a) Limpeza, b) Reciclagem e c) Conservação dos Recursos Naturais, segundo (AMERICAN MARKETING ASSOCIATION - AMA).
É uma pesquisa que procura confirmar possíveis causas desses problemas, entender aspectos culturais relacionados ao descarte de resíduos úmidos pela população e esclarecer dúvidas sobre a eficácia do papel do Marketing na sociedade quanto a sua contribuição para a proteção do meio ambiente.
O lixo e o tratamento dado a ele é um problema oculto aos olhos da população. Essa realidade requer providencias urgentes por se tratar de condição de vida saudável no “ambiente” natural das pessoas. Desse modo, estaremos permitindo que as pessoas tomem conhecimento de métodos mais racionais para descarte de resíduos.
É necessário que tenhamos consciência da necessidade de técnicas eficientes na decomposição de matérias orgânicas, como a compostagem, altamente conveniente para reduzir o tamanho dos lixões. Tem ainda, como objetivos, buscar informações sobre, o que as empresas já estão fazendo para evitar acúmulo de materiais em lixões e a importância de se credenciarem a gestão de qualidade ambiental, através da série ISO 14000.--Para ver o texto completo clic no endereço que segue: www.webartigos.com/articles/428/1/lixo-urbano-e-o-grande-papel-do-marketing ou http://www.webprofessores.com/novo/artigos/ver_artigo.php?cod_art=1733
Witer Brasil é consultor em Administração de Empresas com especialização em Marketing e Comunicação. Como professor leciona Economia, Marketing e Estatística. witerbrasil@gmail.com Fone 31-9197.8178/31-3681.8844